domingo, 6 de junho de 2010

Alemanha, Itália e França investigam Google por invasão de privacidade


Por Bruno Macedo

Promotores alemães começam um investigação sobre a Google por conta da acusação de violação de privacidade que envolve a gravação de atividades de pessoas conectadas em redes wi-fi abertas.
O procurador de Hamburgo, Wilhelm Moellers, disse à agência de notícias DAPD que seu departamento iniciou uma investigação após receber uma queixa contra os funcionários da Google.
A empresa de Internet reconheceu a violação de privacidade e divulgou um pedido de desculpas na sexta-feira passada.
A Google já está na mira das autoridades alemães. O Ministro da Defesa do Consumidor, Ilse Aigner, declarou que o incidente mostrou que a companhia não compreende as necessidade da privacidade.
Depois da Alemanha ser investigada por invasão de privacidade, Itália e França também sofreram as mesmas acusações. Na Itália, as autoridades afirmaram que iniciaram uma investigação de dados coletados pelo Google para o serviço "street view", que fornece imagens panorâmicas das ruas da cidade para o site Google Maps.
Com o serviço, as atividades de dispositivos conectados a redes sem fio podem ser gravadas. Na França, onde as companhias devem preencher uma declaração com a Comissão Nacional de Computação e Liberdade (CNIL), descrevendo o tipo de dado que elas querem armazenar nos sistemas de computadores, o conteúdo coletado pelo Google será analisado, pois não foram mencionados na declaração à autoridades. Após as acusações Eric Schmidt presidente da Google saiu em defesa de empresa. Ele afirmou que o Google tem a política de privacidade mais centrada no consumidor do que qualquer outro serviço online.
Além de negar que a empresa esteja passando por uma crise de confiança, o presidente das empresas Google que o que realmente importa é o dano real, repetindo que o problema envolve uma pequena quantidade de dados fragmentados, não utilizados de forma não utilizados de forma alguma pela empresa. Schmidt evitou comentar se membros Google teriam sidos demitidos após a descoberta da falha na coleta de dados do Street View.

0 comentários:

Postar um comentário